José Pancetti

1902 – 1958

Filho de imigrantes italianos, José Pancetti nasce em Campinas (SP) e viaja para a Itália ainda criança, em 1913, por causa das dificuldades financeiras da família. Volta ao Brasil em 1920,  exerce diferentes ofícios até entrar, dois anos depois, para a Marinha de Guerra, onde permanece até 1946. 

O retrato é uma constante em sua carreira. São, em maior parte, composições simplificadas, com poucos elementos. Na década de 1940, pinta paisagens urbanas, em sua maioria realizadas em cores escuras, com predominância de tons ocre e marcadas por grande melancolia. Em outros quadros utiliza nuances um pouco mais luminosas de verde e azul, embora em tons rebaixados, e explora a verticalidade dos troncos das árvores. 

As marinhas são a face mais conhecida de sua produção, nelas se refletem a experiência de marinheiro e o amor pelos diversos recantos do litoral: Itanhaém, Mangaratiba, Cabo Frio e Arraial do Cabo. Seus quadros são concebidos com grande simplificação formal. O artista realiza uma série de quadros de Arraial do Cabo, nos quais o olhar do espectador percorre as humildes casas de pescadores, a areia muito branca e as canoas coloridas. 

Conhecido como um dos grandes marinhistas brasileiros, cria imagens de grande intensidade poética, revelando  muita sensibilidade no uso da cor.

Fonte: Itaú Cultural

plugins premium WordPress