Tran THo

Tran Tho
Técnica mista sobre madeira.
123 x 122 cm.

Tran Tho
Técnica mista sobre madeira.
85 x 55 cm.

Tran Tho
Técnica mista sobre madeira.
118 x 240 cm.

Tran Tho
Técnica mista sobre madeira.
90 x 54 cm.

Tran Tho
Técnica mista sobre madeira.
110 x 80 cm.

Tran Tho
Técnica mista sobre madeira.
122 x 245 cm.

Tran Tho
Técnica mista sobre madeira.
110 x 79 cm.

Tran Tho
Técnica mista sobre madeira.
109 x 79 cm.

Tran Tho
Técnica mista sobre madeira.
109 x 79 cm.

Tran Tho
Técnica mista sobre madeira.
109 x 80 cm.

Tran Tho
Técnica mista sobre madeira.
158 x 108 cm.

Tran Tho
Técnica mista sobre madeira.
108 x 78 cm.

Tran Tho
Técnica mista sobre madeira.
71 x 50 cm.

Tran Tho
Técnica mista sobre madeira.
122 x 250 cm.

Tran Tho
Técnica mista sobre madeira.
81 x 71 cm.

Tran Tho
Técnica mista sobre madeira.
110 x 79 cm.

Tran Tho
Técnica mista sobre madeira.
121 x 80 cm.

Tran Tho
Técnica mista sobre madeira.
122 x 80 cm.

Tran Tho
Técnica mista sobre madeira.
124 x 79 cm.

Tran Tho
Técnica mista sobre madeira.
124 x 80 cm.

Tran Tho
Técnica mista sobre madeira.
100 x 79 cm.

Tran Tho
Técnica mista sobre madeira.
80 x 110 cm.

Tran Tho
Técnica mista sobre madeira.
61 x 50 cm.

Tran Tho
Técnica mista sobre madeira.
44 x 53 cm.
Tran Tho
1922 – 2003
Nascido em Saigon (Vietnã) em 1922, estudou na Ecole de Beaux Arts, em Paris, onde permaneceu até 1947. Recebeu Menção Honrosa na Bienal de Veneza (1954 e 1956), foi premiado em Salões de Arte nos Estados Unidos, Itália, Suíça, França, e participou de onze Bienais de São Paulo.
Também realizou exposições individuais no Japão, Israel, Itália, Suíça, Mônaco, Estados Unidos e França. Desde 1965, ele viveu e trabalhou em Nova York, São Paulo e Roma.
Na arte de Tran Tho encontramos a síntese das técnicas da arte oriental e ocidental, forma e conteúdo que unem tradição e modernidade. Com grande disciplina, Tho faz surgir uma arte livre, visões íntimas e mensagens transmitidas através de uma magnífica expressão colorística. Com um gestual livre e decidido, as pinceladas, as linhas e as manchas formam um estilo próprio, com intrincadas texturas que vão de sombras, cinzas e negros às cores brilhantes. São abstrações que têm um véu de mistério.
Imagem: Retrato de Tran Tho por Giuseppe Baccaro
Geraldo Ferraz para Catálogo da V Bienal de SP (1959)
As pinturas de Tran Tho continuam representando a arte do Vietnã, donde nos veio o artista.
Essa arte possui uma técnica exótica. No entanto, esse exotismo, reconhecível à primeira vista, não pertence ao exótico que depende de um esforço de atenção, erudito ou cultivado. Imediatamente, ao primeiro golpe de vista, a pintura de Tran Tho se nos revela em toda a sua sugestiva qualidade, e vemos começarem a viver, no plano da criação pictórica, os seus motivos, seus elementos. A natureza, o homem, as implicações da natureza, das relações sociais da produção, transparecem e se fundem numa sucessão de imagens e de registros da vida cotidiana, em todo o seu colorido, ritmo e movimento.
Tran Tho poetiza a sua transposição da realidade, mediante uma atmosfera e uma figuração constante e certeira. Põe-nos diante de uma realidade que é o Vietnã, pattern ancestral que ele evoca numa constância apaixonada, vital.
Os brilhos dessa pintura infundem-nos a presença do Vietnã, através da pintura, e esse estranho, insólito extremo-oriente se nos oferece em sua maravilhosa florescência, no mapa da Ásia, com uma arte feita de poesia e de realismo transfigurado.
Há qualidades de um grafismo consumado em Tran Tho: há qualidades de uma coloração viva e brilhante, nesse artista. Há que compreendê-lo situado em seu distante País, diante daqueles homens e mulheres que vivem, trabalham e esperam, em meio à natureza, tentando dominá-la e fazer com que sirva ao esforço humano.
Histórico
Principais Exposições individuais
- 1953: Museu de Arte e História, Ria, em Genebra, Suíça
- 1954: Palazzo Cz Giustianian, Veneza, Itália
- 1963: Galeria Bonino, Rio de Janeiro, Brasil
- 1965: Chelsea Galerias, São Paulo, Brasil
- 1967: Chelsea Galerias, São Paulo, Brasil
- 1969: Chelsea Galerias, São Paulo, Brasil
- 1970: New School for Social Research, em Nova York, Estados Unidos Graduate Center Mall, New York, Estados Unidos
- 1972: O cubículo, New York, Estados Unidos, The New York Shakespeare Theater, em Nova York, Estados Unidos
- 1974: O Centro Inter, New York, Estados Unidos Pleiades Gallery, New York, Estados Unidos
- 1975: Chelsea Galerias, São Paulo, Brasil
- 1976: Yath Club, Rio de Janeiro, Brasill
- 1976: Pleiades Gallery, New York, Estados Unidos
- 1978: Galeria Documenta, São Paulo, Brasil
- 1979: Galeria Documenta, São Paulo, Brasil
- 1979: Pleiades Gallery, New York, Estados Unidos
- 1981: Mishkenot Sha'ananim, Jerusalém, Israel Galeria Documenta, São Paulo, Brasil
Principais Prêmios
- 1954: 1 º prémio pelo presidente da Itália, Luigi Einaudi para o trabalho no Palazzo Quirinale, Milão, Itália Biennale di Venezia, menção honrosa, na Itália
- 1955: Bienal de São Paulo, menção honrosa, Brasil
- 1956: Biennale di Venezia, menção honrosa, na Itália
- 1957: Bienal de São Paulo, menção honrosa, Brasil
- 1959: Premio Garzanti, contribuição artística para a Cidade do Vaticano, Roma, Itália
- 1959: Bienal de São Paulo, menção honrosa, Brasil
- 1961: Bienal de São Paulo, menção honrosa, Brasil
- 1963: Bienal de São Paulo, menção honrosa, Brasil
- 1965: Bienal de São Paulo, menção honrosa, Brasil
- 1967: Bienal de São Paulo, menção honrosa, Brasil
- 1970: Graduate Center Mall of Cuny, exposição individual, em Nova York, Estados Unidos
GALERIA RICARDO VON BRUSKY E ARTISTAS, DIREITOS RESERVADOS ©. VISITE NOSSA HOMEPAGE