NATURA di ACQUA e SALE

Thomas Baccaro

“O artista torna-se um grande artista não só pelo seu talento, mas também pelo seu processo de vida.” 

Thomas Baccaro, nascido em 1975, traz da família suas referências artísticas: seus pais, os italianos Giuseppe Baccaro, galerista, negociante de arte e leiloeiro, e sua mãe, Fiorella Giovagnoli, artista e ex-proprietária do restaurante italiano Da Fiorella, seus padrastos Hector Babenco, diretor de cinema e Mario Cravo Neto, artista, escultor e fotógrafo.

Nasceu e cresceu entre museus, galerias, exposições e artistas. Hoje acumula mais de 21 exibições individuais de um total de 48 exposições em seu histórico artístico. Trabalhou nos estúdios de fotografia das agências de publicidade DPZ e Almap BBDO e com importantes fotógrafos como Mario Cravo Neto, Claudio Edinger, Silvio Pinhatti, entre outros.

Nos últimos anos vem expandindo suas fronteiras, investindo no mercado de arte nacional e internacional, ganhando prêmios, executando trabalhos e exposições em países da Europa, América do Sul e Estados Unidos.

author review

Thomas Baccaro

Acqua e Sale

O artista surpreende com sua capacidade de modificar, aplicando ao objeto texturas e formas. Ao criar, concede ao ser criado parte de sua alma. E apesar da áspera frieza da vida, dá a sua obra forma, calor e sentimentos, tal  qual a natureza, para mais uma passagem em direção a quem a contempla.

Na maravilhosa reserva biológica de sal rosa em Isola Lunga, na Sicília, pude contemplar os cristais de sal rosa orgânico e, enquanto observava suas incríveis formas, tive a consciência do meu eu, sozinho naquele vasto campo cor de rosa, rodeado de gaivotas, vento salgado, no sol do verão europeu me concentrei em meus sentidos, em transformar o abstrato em poesia e nesse momento de clareza me permiti ver e sentir, a existência da beleza e da magia que estamos a experimentar. Sinto que estou no limiar dos extremos do suportar, sou feito de fragmentos, construídos da complexidade da vida, a verdade a mim prometida nunca fez sentido e, compartilhar é o que satisfaz a minha alma. Assim me reconheço na luta primitiva pela vida, sou aquilo que de mim observo, e desta forma eu crio, entendo e oferto. 

Natura

Durante minhas viagens pelo Brasil, Itália, Grécia e Galápagos, entre as diversas e maravilhosas paisagens compostas por rochosas montanhas vulcânicas até o brilhante mar mediterrâneo pude criar e transformar meu olhar em imagens. Através destas imagens, proponho uma submersão na luz efêmera da vida, onde entramos em contato com nossa essência mais natural, inspiração e apropriação, o revelar do enigma através do olhar. Peço que mergulhem nos sentimentos despertados pelas imagens capturadas em momentos de paz, proporcionados a mim pela natureza e por hora imortalizados através destas fotografias. Aqui eu procuro ilustrar as questões dentro da minha visão, o sentido da vida, a realidade da dor, da aceitação, isto tudo talvez possa ser traduzido neste período em que o ser errante contempla, estuda e constrói a busca do crescimento e da evolução, com o olhar puro nas formas perfeitas e simétricas da natureza. Em minha obra estou ciente da importância da memória, no encontro do passado com o presente, no poder do homem de tirar do bruto, da dor e da luta a verdadeira beleza, e assim transformar. A união do meu passado ao presente e ao futuro se faz neste instante.  

plugins premium WordPress